Por enquanto, pagamento valerá somente para novos usuários da Nova Zelândia e Filipinas. Empresa afirmou que objetivo é reduzir robôs e spam na plataforma.
O Twitter, também conhecido como "X", anunciou nesta terça-feira (17) que iniciou um teste para reduzir robôs na rede social. Uma das estratégias usadas pela plataforma será a cobrança anual de uma taxa de US$ 1 para novas contas criadas na rede social.
O programa, chamado de "Not a Bot" (Não é um Bot), começou a ser testado na Nova Zelândia e nas Filipinas. Com isso, contas que forem criadas a partir desta terça-feira nestes dois países terão de pagar a taxa anual.
Apenas após o pagamento de US$ 1, os novos usuários conseguirão postar e interagir com outras publicações feitas na rede social. Já as contas antigas não serão afetadas.
"Este novo teste foi desenvolvido para reforçar nossos esforços já bem-sucedidos para reduzir spam, manipulação de nossa plataforma e atividade de bot, ao mesmo tempo em que equilibramos a acessibilidade da plataforma com o pequeno valor da taxa", justificou a conta de Suporte.
O Twitter negou que a taxa tenha sido criada para gerar lucros para empresa.