Ação conjunta da Polícia Civil, PMMS e PRF cumpre mandados contra facção criminosa envolvida em homicídios recentes na cidade
Na manhã desta segunda-feira (23), o Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia Regional de Dourados, da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, deflagrou a Operação “Hécate”, com foco no cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), suspeitos de envolvimento em uma série de crimes violentos na cidade, incluindo o assassinato do adolescente Vitor Fabrício Ogeda Silva, ocorrido em maio deste ano.
A ofensiva policial contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Militar (PMMS) — por meio da Força Tática do 3º Batalhão — e das 1ª e 2ª Delegacias de Polícia de Dourados, consolidando uma ação coordenada no combate à criminalidade organizada e aos homicídios ligados a facções.
O crime que motivou a intensificação das investigações causou grande comoção social. Vitor, de apenas 17 anos, foi executado com pelo menos seis disparos de arma de fogo na porta da casa de seus familiares. A brutalidade do caso levou o SIG de Dourados a aprofundar as apurações, resultando na solicitação de medidas judiciais junto à Vara do Juiz das Garantias da comarca local.
A Operação "Hécate" visa o cumprimento de seis mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca domiciliar, com foco na apreensão de armas, celulares e provas materiais que possam elucidar os crimes em investigação e enfraquecer a estrutura do PCC na região.
A escolha do nome da operação remete à deusa grega Hécate, símbolo das encruzilhadas e do mundo dos mortos, em referência à atuação do Estado na travessia entre o medo imposto pela violência e a retomada da ordem pública.
A Polícia Civil reafirma seu compromisso com a defesa da vida e repressão qualificada aos crimes dolosos, especialmente aqueles ligados a organizações criminosas. Novos desdobramentos e resultados da operação deverão ser divulgados ao longo do dia.