Projeto pioneiro integra saúde, escola e famílias para garantir segurança, autonomia e permanência das crianças nas unidades de ensino
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou um programa de capacitação para profissionais da Rede Municipal de Ensino (Reme) com foco no acolhimento de alunos diagnosticados com diabetes. A primeira ação foi realizada na Escola Municipal Neil Fioravanti – Caic.
A capacitação é conduzida pela farmacêutica Márcia Regina Soltosky Frantz e pela nutricionista Karyne Tafarelo Moreno, com participação também de familiares dos estudantes, a fim de oferecer orientações gerais sobre a doença e os procedimentos adequados em situações de descompensação.
Segundo a gerente da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, Priscilla Sayuri Akahoshi Domingues, a iniciativa representa um planejamento conjunto entre saúde, educação e família.
“É um planejamento para que a criança possa participar de todas as atividades escolares, desenvolvendo dignidade e autonomia. O momento também é de escuta e acolhimento, esclarecendo dúvidas e propondo um trabalho conjunto entre profissionais e família”, destacou.
Um levantamento será realizado nas escolas e nos Centros de Educação Infantil Municipal para mapear quais unidades possuem alunos com diabetes e direcionar as ações do programa. Além disso, um mini-curso será disponibilizado na plataforma de formação continuada da Semed, possibilitando atualização constante dos profissionais.
Entre os temas trabalhados estão:
A ação envolve também a Rede de Doenças Crônicas e o Núcleo de Educação Especial, reforçando a proposta intersetorial que alia educação e saúde na promoção de um ambiente mais inclusivo e seguro para as crianças.