Investigados são suspeitos de atear fogo em área da União para a criação de gado e causar dano de mais de R$ 220 milhões à área explorada
A Polícia Federal iniciou na manhã desta sexta-feira (20/9) a Operação Prometeu para combater crimes ambientais, como incêndios e desmatamento, na região de Corumbá. A operação, realizada em parceria com o Ibama e a IAGRO/MS, cumpre sete mandados de busca e apreensão emitidos pela Justiça Federal de Corumbá.
As investigações de incêndios em 2024 revelaram que a área afetada é freqüentemente alvo de crimes ambientais e grilagem, com fraudes em órgãos governamentais. A área irregular, de 6.419,72 hectares, é usada para pecuária, com pelo menos 2.100 cabeças de gado encontradas, e estima-se que mais de 7.200 animais foram criados durante o período investigado.
A perícia da Polícia Federal identificou um dano de mais de R$ 220 milhões causado pelo grupo investigado. Os suspeitos responderão por crimes como incêndio em mata, desmatamento, exploração ilegal de terras públicas, falsidade ideológica, grilagem e associação criminosa.
A operação foi nomeada Prometeu, em referência ao uso histórico do fogo no Pantanal para pecuária, e ao personagem da mitologia grega que roubou o fogo dos deuses e foi punido por Zeus.