Vacina contra a Covid: veja a preparação do Reino Unido, a situação no mundo e a expectativa do Brasil
Fantástico mostra a situação ao redor do mundo agora que uma vacina foi aprovada no Reino Unido, a primeira vacina com uso autorizado em um país ocidental.
Veja calendário dos primeiros países a vacinarem, a situação das vacinas e do Brasil
"A vacina chegou!": há quanto tempo a gente esperava por essa notícia, não é? Uma mobilização científica mundial desenvolve há meses vários projetos promissores de vacinas contra a Covid. O Fantástico mostra a situação ao redor do mundo agora que uma delas foi aprovada no Reino Unido - a primeira vacina com uso autorizado em um país ocidental.
Veja na reportagem em vídeo:
A situação no Reino Unido, que prevê início da vacinação na próxima terça (8) com a vacina da Pfizer/BioNTech. O Reino Unido comprou 40 milhões de frascos da vacina - o suficiente pra imunizar, com as duas doses necessárias, todos com mais de 65 anos, e profissionais da saúde. Elas serão aplicadas em um intervalo de 21 dias - e a imunidade começa a ser construída uma semana depois da primeira injeção. A vacina será gratuita para quem mora no Reino Unido.
A situação na Rússia, que produziu sua própria vacina, a Sputnik V. O presidente Vladimir Putin ordenou o início da imunização na Rússia, mesmo antes dos testes finais - a imunização começou no sábado (5).
A situação nos Estados Unidos, onde o uso da vacina da Pfizer/BioNTech deve ser decidido na próxima quinta-feira (10), pela FDA, a agência sanitária americana. Os EUA estudam também a aprovação de outra vacina: a do laboratório Moderna - somadas as duas marcas, 40 milhões de doses estariam disponíveis até o fim do ano.
A situação no Brasil, onde governo brasileiro só firmou contrato para adquirir a vacina da empresa AstraZeneca, a ser produzida pela Fiocruz. a vacina está na última etapa de testes. Assim como a vacina da Pfizer, a CoronaVac, desenvolvida no Instituto Butantan, em São Paulo, por enquanto ficou fora do plano de imunização. O governo de São Paulo anunciou que ela estará disponível em janeiro. Seja qual for a vacina, o país precisaria estar se preparando pra ela.