O último Plano Nacional de Educação (PNE) não alcançou as metas para a categoria
Nesta terça feira(15), é celebrado o Dia do Professor sendo uma data comemorativa que ressalta a importância desse profissional em nossa sociedade.
Apesar de sua importância, os docentes enfrentam diversas dificuldades, como salários baixos e condições de trabalho precárias.
O último Plano Nacional de Educação (PNE) não alcançou as metas para a categoria.
Aquele que transmite conhecimento e aprendizado. Profissional é um dos mais importantes na formação de uma pessoa; no Brasil, salários costumam ser baixos e pouco atrativos
A data comemorativa não é feriado nacional nem ponto facultativo, mas sim um feriado escolar conforme o Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963.
Contudo, a comemoração começou somente 120 anos depois. Foi, portanto, em 1947 que se formou a “Comissão Pró-oficialização do Dia do Professor” transformando o projeto na Lei Estadual nº 174.
O professor é o profissional que leciona diferentes tipos de atividades que visam educar e ensinar uma pessoa ou um grupo, propagando conhecimentos de áreas diversificadas.
Trata-se de uma das profissões mais importantes da sociedade, uma vez que a maioria das demais profissões dependem do docente para formar pessoas e profissionais capacitados.
Entre suas atividades pedagógicas, o professor pode aplicar provas e trabalhos com o objetivo de avaliar o ensino-aprendizagem, elaborar conteúdos e métodos que facilitem o aprendizado, aplicar atividades em grupo que estimulem o trabalho em equipe, o respeito e a convivência com as diferenças pessoais.
O professor desempenha um papel amplo, facilitando o aprendizado e atuando como um mentor e modelo para os alunos.