As atrações principais forma as competições de robótica educacional
Alunos da Rede Sesi de Educação em Mato Grosso do Sul competiram em um dos maiores eventos de robótica educacional do país, o Festival Sesi de Educação. O torneio, realizado entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, em Brasília (DF), envolveu mais de 2 mil estudantes de 9 a 19 anos, de escolas da rede Sesi e Senai, públicas e privadas de todo o país.
As atrações principais forma as competições de robótica educacional, divididas em quatro categorias: FLL, FTC, FRC e F1 in Schools.
Mato Grosso do Sul foi representado pelas equipes Mac Robots (Maracaju), Tera Robotics (Três Lagoas), TechVikings (Naviraí), Peregrine Race (Campo Grande) e BR Racing (Dourados).
Segundo o articulador da robótica na Rede Sesi de Educação em MS, Washington Luiz de Oliveira Carvalho, entre os destaques do Estado no festival estão a BR Racing, 15ª colocada geral no quesito velocidade da F1 in Schools, e a TechVikings, com ótimo desempenho na fase autônoma do robô na modalidade FRC.
Além disso, a gestão de projetos da Peregrine Race (F1 in Schools) e o pensamento criativo da BR Racing foram indicadas como menção honrosa pelos juízes do Festival Sesi de Robótica.
A ação está em sintonia com os itens 4 (educação de qualidade) e 9 (indústria, inovação e infraestrutura) dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). As metas representam um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade