Apesar de situação ser engraçada, infração é de fato considerada grave no Código de Trânsito Brasileiro
Nas redes sociais, os campo-grandenses são alvos de piadinhas por serem conhecidos por não darem a seta no trânsito. E coincidentemente, um morador foi 'premiado' com uma multa de quase R$ 200 por justamente essa infração e a situação viralizou em grupos como cômica e até uma indireta de suposto ganho do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito).
A foto da multa viralizou no grupo 'Aonde não ir em Campo Grande', no Facebook, e mostra que a infração era considerada grave e gerou um valor de R$ 195,23. A multa teria sido emitida no dia 7 de julho deste ano e o fato ocorrido no dia 22 de junho.
O caso teria ocorrido na rua Dr. Antônio Alves Arantes, na região da Chácara Cachoeira. Na descrição da infração, o órgão fiscalizador explica que o condutor "deixou de indicar com antecedência, mediante gesto de braço ou luz indicadora, mudança de direção".
Na publicação, a ironia ao dizer que "campo-grandense não dá seta" e que o Detran havia descoberto uma mina de ouro.
Porém, apesar da situação ser engraçada, o infração é de fato considerada grave no CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
Conforme o artigo 196 do CTB, é infração considerada grave "deixar de indicar com antecedência, mediante gesto regulamentar de braço ou luz indicadora de direção do veículo, o início da marcha, a realização da manobra de parar o veículo, a mudança de direção ou de faixa de circulação".
A infração acarreta não apenas em multa, mas também em pontos na carteira de habilitação do condutor.