O time gaúcho, que vencera em Porto Alegre, por 6 a 1, na semana passada, foi formado por reservas e nem o técnico Renato Gaúcho estava no banco no estádio Olímpico Atuahalpa
O Grêmio ratificou sua vaga na terceira fase da Copa Libertadores, ao vencer o Ayacucho, por 2 a 1, nesta terça-feira, em Quito, no Equador. O time gaúcho, que vencera em Porto Alegre, por 6 a 1, na semana passada, foi formado por reservas e nem o técnico Renato Gaúcho estava no banco no estádio Olímpico Atuahalpa.
Para se classificar para a fase de grupos, o Grêmio vai ter de superar o Independiente Del Valle, também do Equador, que eliminou o Unión Española, do Chile, ao ganhar por 5 a 2, também nesta terça-feira, em Sangolquí. Os confrontos serão dias 7 e 14 de abril e o segundo duelo em Porto Alegre.
Como era previsto, o Ayacucho iria tentar o fato de atuar com a altitude de 2.850 metros a seu favor. Com isso, tocou rapidamente a bola e arriscou chutes de longa distância. O Grêmio, por sua vez, tentou segurar ao máximo a bola e se desgastar o mínimo possível.
Apesar da defesa gaúcha estar bem postada, o meio de campo deixava espaço para que os equatorianos abusassem do toque de bola e levassem certo perigo à meta do novato goleiro Brenno. Mas o Ayacucho só foi conseguir abrir o placar aos 40 minutos, com Leandro Sosa.
O Grêmio não deixou que o adversário se animasse com a vantagem parcial e obteve o empate no minuto seguinte, com Ferreira, um dos jogadores mais participativos na primeira etapa. Antes de finalizar, o atacante superou a marcação de dois adversários.
No segundo tempo, como o prejuízo equatoriano era praticamente impossível de ser contornado, o Ayacucho veio despreocupado e em busca de pelo menos uma vitória em casa. Com isso, o destaque passou a ser Brenno, autor de pelo menos três boas defesas, mostrando ter condições de brigar pela titularidade diante de Vanderlei e Paulo Victor.
Com o passar do tempo, o Ayacucho cansou e o Grêmio teve mais espaço para organizar suas jogadas. Ricardinho, em sua segunda chance durante toda a partida, mostrou que a fama de goleador é verdadeira, ao marcar o segundo gol gremista, aos 41 minutos.
A classificação dá moral para os reservas do Grêmio, que serão utilizados no Campeonato Gaúcho. Sexta-feira, às 20 horas, na Arena, em Porto Alegre, o adversário será o Aymoré.
FICHA TÉCNICA
AYACUCHO 1 X 2 GRÊMIO
AYACUCHO - Espinoza; Delgado, Aguirre, Quina e Mendieta; Villamarín, Páucar, Ardiles (Casique) e Carranza (Olascuaga); Leandro Sosa e Pósito. Técnico: Walter Fiori.
GRÊMIO - Brenno; Vanderson, Rodrigues, Ruan e Bruno Cortez; Lucas Araújo (Fernando Henrique), Darlan (Varela) e Thaciano (Pedro Lucas); Ferreira, Guilherme Azevedo (Léo Chú) e Ricardinho (Léo Pereira). Técnico: Alexandre Mendes.
GOLS - Leandro Sosa aos 40 e Ferreira aos 41 minutos do primeiro tempo. Ricardinho aos 41 do segundo.
ÁRBITRO - Esteban Ostojich (URU).
CARTÕES AMARELOS - Roberto Villamarín, Fernando Henrique, Ruan, Mendieta e Páucar.
RENDA E PÚBLICO - Jogo disputado com portões fechados.
LOCAL - Quito, Equador.
Estadão Conteúdo