Período segue até 16 de janeiro com inscrições online e atendimento presencial
Começa hoje, dia 05 de janeiro, o período de pré-matrículas para novos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Dourados. A iniciativa é da Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e está voltada ao ingresso de alunos nos Centros de Educação Infantil (CEIMs) e nas Escolas Municipais para o ano letivo de 2026.
O procedimento foi oficialmente regulamentado por meio de Resolução publicada no Diário Oficial do Município, que define todas as regras e critérios para participação no processo. A proposta tem como finalidade ampliar o acesso à educação pública municipal, além de tornar o sistema de ingresso mais eficiente, transparente e organizado, utilizando o Sistema Informatizado de Matrículas do Município.
As inscrições devem ser feitas, preferencialmente, de forma online, por meio do portal oficial da Prefeitura de Dourados, acessando a opção “Matrícula Digital”. No entanto, para atender famílias que não possuem acesso à internet ou que necessitam de apoio, o Município também disponibiliza atendimento presencial.
O atendimento presencial inicia igualmente nesta segunda-feira, dia 05, no auditório da Prefeitura de Dourados, localizado na Rua Coronel Ponciano, nº 1700, no Parque dos Jequitibás. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Além disso, as unidades escolares da Rede Municipal também prestam atendimento ao público, no horário das 7h30 às 13h30.
O primeiro período de pré-matrícula segue de hoje, 05 de janeiro, até o dia 16 de janeiro. A primeira designação dos alunos está programada para o dia 19 de janeiro, enquanto a efetivação das matrículas ocorrerá entre os dias 20 e 23 de janeiro. Já o segundo período de inscrições será realizado de 20 a 23 de janeiro, com nova designação prevista para o dia 26 e efetivação das matrículas entre 27 e 30 de janeiro.
Para concluir a pré-matrícula, é obrigatório que os responsáveis indiquem as unidades de ensino de preferência, seja CEIM ou Escola Municipal, bem como o ano ou etapa que o estudante irá cursar em 2026. A distribuição das vagas obedecerá aos critérios estabelecidos em edital, com prioridade para situações de vulnerabilidade social, existência de irmãos matriculados na mesma unidade escolar e outros parâmetros definidos pela Secretaria Municipal de Educação.