Iniciativa inédita fortalece diretores e coordenadores da rede municipal de ensino
A Prefeitura de Dourados lançou, nesta sexta-feira (29), o Programa Lampiar, iniciativa inédita voltada à formação de lideranças escolares — diretores e coordenadores — da rede municipal de ensino. O objetivo é fortalecer a cultura escolar, valorizar os profissionais da educação e promover melhorias diretas na aprendizagem dos estudantes.
Fruto de uma cooperação técnica entre a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica (Fadeb), o Ensina Brasil e as secretarias estadual e municipal de Educação, a formação terá carga horária de 64 horas, com práticas alinhadas à realidade local e foco na liderança coletiva e no impacto em sala de aula.
Durante o evento, realizado na Unigran, o prefeito Marçal Filho destacou a importância do programa. “Nós estamos precisando de boas lideranças. Por isso, esse programa é tão importante. Para nosso orgulho, Dourados é a primeira cidade do Estado a receber essa formação. É por meio dos diretores e coordenadores que conseguimos guiar nossos alunos para um caminho iluminado”, afirmou.
Marçal ressaltou ainda que esses profissionais exercem influência direta não apenas sobre outros educadores, mas também sobre os estudantes. “Vocês são formadores de opinião. Têm o poder de fazer nossos jovens pensarem, refletirem e se prepararem para serem cidadãos completos, conscientes do seu papel na sociedade”, acrescentou.
A diretora-presidente da Fadeb, Maria Cecília Amendola da Motta, explicou que o Lampiar busca estimular práticas inovadoras que impactem diretamente a qualidade do ensino. “O programa terá dois eixos curriculares adicionais, definidos em diálogo com os profissionais da rede e o governo, garantindo que a formação esteja alinhada às necessidades locais”, explicou.
O Ensina Brasil, que já atua em Mato Grosso do Sul desde 2017, amplia agora sua presença em Dourados, considerado um território estratégico para o desenvolvimento das políticas educacionais.
Para o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, a proposta é consolidar um novo modelo de gestão. “Ao investir na formação de diretores e coordenadores, Dourados busca consolidar um novo modelo de gestão educacional, baseado na liderança compartilhada e na inovação”, afirmou.