Fundo Municipal vai apoiar projetos artísticos e culturais em diversas áreas, reforçando o compromisso da gestão com a democratização do acesso à cultura
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), publicou nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial do Município o edital do Fundo Municipal de Investimentos à Produção Artística e Cultural (FIP). O objetivo é fomentar a produção cultural local, apoiando financeiramente projetos de natureza estritamente artística e cultural, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, públicas e privadas.
Criado em 2004, o FIP tem se consolidado como um importante instrumento de valorização dos profissionais da cultura e de inserção de novos agentes no cenário artístico douradense. Para este ano, o Fundo disponibilizará R$ 307 mil em recursos para iniciativas nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura e Leitura, Música, entre outras modalidades.
Segundo determinação do prefeito Marçal Filho, a meta da atual gestão é diversificar e democratizar o acesso da população às expressões culturais. “Mesmo diante das dificuldades financeiras que afetam muitos municípios brasileiros, Dourados reafirma sua prioridade em fortalecer a cultura”, destacou a secretária de Cultura, Gisella Silva Melo Dourado. “Acreditamos que investir na arte é investir no futuro da nossa comunidade e no reconhecimento da nossa diversidade cultural”, completou.
Para ampliar a transparência, a Prefeitura disponibiliza no site oficial da Secretaria de Cultura uma página exclusiva sobre o FIP, que reúne legislação, identidade visual e editais anteriores. Assim que finalizado, o edital de 2025 será publicado com link direto no endereço: https://portal.dourados.ms.gov.br/index.php/fip/.
A Secretaria de Cultura atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na Avenida Presidente Vargas, no Parque dos Ipês, anexa ao Teatro Municipal. Os interessados também podem entrar em contato pelos telefones (67) 2222-1550, WhatsApp (67) 98163-0693 ou e-mail [email protected]. A coordenação do Fundo está sob responsabilidade de Anaia Beatriz Cappi, que acompanha todo o processo de seleção e execução dos projetos.
Com a iniciativa, a Prefeitura de Dourados reforça seu papel como incentivadora da cultura, oferecendo condições para que artistas e produtores culturais continuem criando, inovando e contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural do município.