Além disso, o vereador solicitou estudos de viabilidade
Durante a 38ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Dourados, realizada na segunda-feira, 28 de outubro, o vereador Laudir Munaretto (MDB) apresentou quatro indicações para melhorar a acessibilidade, o fluxo de trânsito, a estética urbana e as condições de uso do transporte público.
Uma das indicações propõe a realização de estudos técnicos para a criação de áreas de embarque e desembarque destinadas a idosos e pessoas com deficiência em prédios públicos do município, como em frente à Caixa Econômica Federal e ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
“É fundamental que o município se atente à acessibilidade. Garantir conforto e segurança aos idosos e às pessoas com deficiência ao acessar prédios públicos é uma questão de respeito e compromisso”, declarou o vereador.
Outra indicação apresentada visa implementar uma "onda verde" na Avenida Hayel Bon Faker, por meio da sincronização dos semáforos. A ação pretende otimizar o fluxo de veículos, reduzir congestionamentos, o tempo de deslocamento e as emissões de poluentes, além de proporcionar mais segurança.
Além disso, o vereador solicitou estudos de viabilidade para a contratação de uma equipe de paisagismo, com o objetivo de harmonizar e reorganizar as principais vias de Dourados. A iniciativa prevê a adequação das espécies arbóreas ao espaço urbano, visando sustentabilidade, segurança e valorização estética das áreas públicas.
A última indicação mencionada refere-se à reinstalação dos pontos de ônibus em frente à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Rua Coronel Ponciano, que foram removidos após a reforma e duplicação da via. De acordo com o vereador, a falta de proteção adequada gera desconforto, especialmente para usuários mais vulneráveis que aguardam o transporte público.
Com essas indicações, o vereador Laudir Munaretto reforça seu compromisso com o desenvolvimento urbano e com a melhoria da qualidade de vida da população de Dourados.