Nova sede, construída em tempo recorde, contará com heliponto, auditório, alojamentos e setor de inteligência
Dourados se prepara para receber, em novembro, a maior e mais moderna delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Brasil. O prédio, localizado nos fundos do Estádio Douradão, foi erguido em um terreno de 1 hectare doado pela Prefeitura e será entregue oficialmente em cerimônia com a presença do alto comando da PRF e autoridades federais, estaduais e municipais.
As obras começaram em março de 2024 e devem ser concluídas em outubro, em um prazo considerado recorde para projetos públicos. Com investimento de R$ 7,5 milhões – recursos de emendas da bancada federal executados por licitação do Governo Federal – a construção ficou a cargo da JP Engenharia, empresa douradense que tem se destacado pela eficiência na execução de obras.
A nova delegacia soma 1.220 m² de área construída e reúne uma estrutura inédita: setores administrativo e de inteligência, núcleo tático, academia, alojamentos feminino e masculino, auditório com capacidade para 104 pessoas, estacionamento amplo, área de treinamento e até heliponto.
Segundo o chefe da PRF em Dourados, inspetor Waldir Brasil, a entrega da sede reforça o protagonismo da cidade no combate ao crime organizado.
“Essa obra vem agregar a todo trabalho que já está sendo feito. Dourados tem uma importância estratégica, e com a nova sede da Especializada, agentes de outras regiões do país virão até nossa cidade para conhecer o policiamento de fronteira e participar de treinamentos especializados”, destacou.
Atualmente, a PRF opera em um prédio alugado no Jardim Rasslem, já considerado insuficiente para a demanda de um dos maiores grupamentos do país. Apenas em 2025, a unidade de Dourados apreendeu 109 toneladas de maconha, 1,5 tonelada de cocaína, recuperou 88 veículos roubados ou furtados e interceptou 1 milhão de pacotes de cigarros contrabandeados.
A PRF atua em parceria com outras forças de segurança em rodovias estratégicas do Mato Grosso do Sul, corredores que concentram tráfico de drogas, armas e contrabando. Com a nova delegacia, Dourados consolida sua posição como referência nacional na proteção de fronteiras e no enfrentamento ao crime organizado.