Competições culturais movimentam a cidade durante todo o dia no Centro de Convenções Antônio Tonanni
O Centro de Convenções Antônio Tonanni, no Parque Alvorada, será o palco do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul, neste sábado (30). O evento é uma realização conjunta da Prefeitura de Dourados, Governo do Estado e Federação de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul (Febafams) e promete atrair grande público.
A programação começa às 8h30 com as primeiras apresentações, mas a abertura oficial está marcada para o meio-dia. O campeonato seguirá durante todo o dia e será encerrado às 23h, com a entrega das premiações aos primeiros colocados.
Participam do evento 33 bandas e fanfarras de 29 municípios, entre eles Porto Murtinho, Corguinho, Rio Brilhante, Três Lagoas, Glória de Dourados, Inocência, Campo Grande, Naviraí, Bonito, Bataguassu e Selvíria. Ao todo, cerca de 1.800 integrantes se apresentarão, em um espetáculo de técnica, criatividade e emoção.
Para o prefeito Marçal Filho, o campeonato representa não apenas uma opção de lazer e cultura, mas também o resgate de uma tradição importante para o município.
“Essa é mais uma opção de cultura, entretenimento e lazer que estamos proporcionando à população e esperamos que o público douradense prestigie a competição que estamos resgatando para nossa cidade”, destacou.
Além de movimentar a economia local, com a vinda de caravanas de várias regiões, o campeonato desempenha papel essencial na formação de jovens músicos, incentivando disciplina, trabalho em equipe e desenvolvimento artístico. O presidente da Febafams, Fábio Costa, reforça a importância da parceria com a Prefeitura de Dourados para viabilizar o evento.
“Somente com esse apoio conseguimos trazer um campeonato estadual desse porte, que envolve dezenas de ônibus transportando quase dois mil participantes”, afirmou.
O campeonato integra um calendário que prevê atividades em 13 municípios sul-mato-grossenses até o fim do ano, totalizando cerca de 180 apresentações gratuitas em todo o Estado.